A globalização é uma realidade e cada vez mais o conhecimento de línguas se torna uma ferramenta útil e necessária para quem viaja, quem trabalha em empresas internacionais ou para quem quer expandir seus horizontes em projetos como, por exemplo, os negócios online.

Embora o português seja a quinta língua mais falada no mundo, a verdade é que o inglês continua a ser a língua franca e, para quem tem em vista negócios internacionais ou carreiras profissionais em determinadas áreas, o árabe e o mandarim são outras duas línguas de extrema importância.

Isto já para não falar do sem-número de oportunidades que rodeia o Brasil com todos os seus vizinhos falantes do espanhol.

Cursos de línguas online: aprender e ensinar

Vimos já como pode ser importante saber outro idioma, quer seja para facilidade nos contatos com outras pessoas ao fazer turismo no estrangeiro, quer seja para oportunidades comerciais.

Existem inúmeras possibilidades de aprender outra língua com os recursos disponíveis online.

Tem vídeos tutoriais no YouTube, alguns deles com muito boa qualidade, tem cursos mais convencionais, alguns deles com contato por voz com professores, e tem ainda aplicações ou sites como o Duolingo que lhe permite aprender uma outra língua de forma divertida e onde quer que esteja, desde que tenha conexão à internet.

E sabia que tem milhares de pessoas querendo aprender português? Podem ser simples curiosos, apaixonados por aprender novas línguas ou pessoas com um interesse específico, como sendo os descendentes de lusofalantes ou pessoas que se deslocam para países onde se fala o português e querem aprender a língua local.

Isso pode ser uma ótima oportunidade de negócio para você. Basta ter uma conexão segura e fiável à internet e contatar sites que oferecem cursos de português online ou oferecer seus serviços em uma das muitas plataformas de trabalho freelance.