Quem gosta de jogos eletrônicos online, com certeza já deu por si dizendo “é só mais um jogo” ou “é só mais um nível” para depois nem notar o tempo passar.

Esse é um dos maiores problemas que os jogadores de jogos eletrônicos online, também conhecidos por gamers, enfrentam no dia a dia. É que os jogos transportam o jogador para uma outra realidade em que este pode se embrenhar de tal forma que acaba se abstraindo do que realmente se passa em sua volta.

Este fenômeno de abstração pode parecer mais ou menos inofensivo, mas a médio ou longo prazo pode ter consequências muito graves para a vida do gamer.

Situações como distanciamento da família e afastamento dos amigos, uma dieta deficiente, falta de repouso e diminuição de produtividade nos estudos ou trabalho são situações, infelizmente, demasiado comuns entre os jogadores de jogos eletrônicos online.

É por isso importante e necessário conseguir um equilíbrio entre o prazer do jogo e a vida de todos os dias. É necessário ter disciplina!

Disciplina não tem que ser o contrário de diversão

Disciplina pode inicialmente parecer uma palavra que nada tem a ver com o prazer dos jogos eletrônicos mas não tem que ser assim. É apenas uma forma de otimizar seu tempo e continuar usufruindo do jogo sem prejudicar sua vida.

Tem soluções muito simples para implementar a disciplina no seu passatempo.

Antes de mais, defina o tempo máximo que vai jogar antes de iniciar o jogo e, se necessário, coloque um alarme para alertá-lo.

Em jogos por níveis ou de duração pré-definida, jogue um nível/período do jogo e depois faça alguma tarefa em casa. Se intercalar jogo e tarefa, vai funcionar como uma espécie de recompensa.

Não ceda a pressões. Se joga com outros jogadores online, avise de seus planos e eles aprenderão a respeitar seu tempo. Talvez até comecem a fazer como você.