Ensinar Português Online: quer começar?

O ensino e aprendizagem de línguas sempre foi um elemento importante na educação mas nos tempos que correm passou a ser um fator preponderante para quem viaja e trabalha muitas vezes de forma global, com colaboração entre países e empresas de diferentes origens ou com sucursais em vários pontos do globo.

Esses fatores, aliados à extremamente rápida evolução da tecnologia que tem se vindo a observar nas últimas duas décadas, trouxe novas necessidades e, com elas, novas oportunidades para quem quer aprender mas também para quem pretende ensinar.

Os cursos e tutoriais de línguas online movimentam, hoje em dia, milhões de dólares por ano e trouxeram muitas oportunidades de emprego.

O português é a quinta língua mais falada no mundo!

Se é verdade que o inglês é a língua franca, aquela mais comum de se utilizar em contatos com pessoas de outras nacionalidades, é também verdade que o português é a quinta língua mais falada em todo o mundo, contando com quase 300 milhões de falantes!

Para um cidadão brasileiro que domine bem a língua portuguesa, isso trouxe a oportunidade de ensinar português online.

São muitos e variados os motivos para um cidadão estrangeiro querer aprender português, motivos de ordem pessoal ou profissional. Um fato é que a procura é muita e a oferta (de qualidade) não parece, ainda, ser suficiente.

Se pensa em ensinar português online, as duas principais formas de conseguir ingressar no mercado são a candidatura para uma escola de línguas online ou a inscrição em sites de trabalho freelance.

Não tenha receio de enviar candidaturas espontâneas para escolas de línguas online, pois muitas vezes existe grande rotatividade de profissionais e sua candidatura pode chegar no momento certo.

Quanto aos sites de trabalho freelance, cobre um preço justo por seu trabalho mas comece com preços mais humildes para angariar um bom currículo.