A melhor pergunta poderia ser “O que você não pode aprender online?”

Claro que tem exceções. Ninguém vai cursar cirurgia vascular ou medicina veterinária simplesmente através de um curso à distância.

Mas seria muito mais fácil enumerar aquilo que não pode se aprender com um curso online do que toda a imensidão de cursos disponíveis para quem tenha conexão com a internet.

Não tem que estudar só um tema

Com todo o tempo que você poupa não tendo que se deslocar até um local físico para ter suas aulas, poderá até combinar mais do que um curso online. Isso é por demais relevante e importante quando os cursos que pretende completar vão ajudar sua carreira profissional – nunca é demais alargar seus horizontes e conhecimentos num ramo.

Por exemplo, se tiver uma paixão pelo fitness, pode combinar estudos de nutrição, anatomia, fisiologia, análise do exercício físico, etc. Dessa forma ao entrar no mercado irá já possuir um grande número de ferramentas que o poderão diferenciar da concorrência.

Nunca é demais ressalvar que é de máxima importância escolher cursos que apresentem um real valor no mercado e qualidade de conteúdos e ensino.

Um bom local para começar sua pesquisa é a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), pois aí vai encontrar uma lista de cursos à distância que estão autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil.

Mas não tem que se restringir ao Brasil. Se falar outro idioma pode sempre procurar cursos oferecidos por países onde esse idioma é falado. Mas mesmo se apenas dominar o português, tem também cursos oferecidos por Portugal e outros países de língua portuguesa.

É importante também verificar e comparar preços. Tem muitos cursos disponíveis e muita concorrência, pelo que por vezes podem se encontrar verdadeiras pechinchas e em cursos de qualidade.