Português para Estrangeiros no Brasil

Embora se fale mais dos cidadãos brasileiros que escolhem emigrar e viver em outros países, como os Estados Unidos, a Austrália ou Portugal, o número de estrangeiros vindo viver para o Brasil é, também, muito significativo.

Eles podem vir por períodos mais ou menos curtos ou escolhem ficar com residência permanente.

Um dos exemplos com maior visibilidade é o dos jogadores de futebol estrangeiros que vêm para o Brasil por alguns anos – sendo que alguns acabam vivendo cá após o final de suas carreiras esportivas.

A verdade é que, por forma a conseguir uma boa integração na sociedade brasileira, mais cedo ou mais tarde o aprendizado da língua portuguesa vai ser um fator determinante.

E o cidadão estrangeiro vai procurar a solução mais conveniente, e nem sempre isso significa uma escola de línguas.

O ensino online como solução

O acesso generalizado à internet, bastando para isso um equipamento como um computador ou tablet, ou os já muito baratos celulares tipo smartphone, tornou o ensino muito mais cômodo e fácil.

E são muitos os cidadãos estrangeiros residindo no Brasil que, mesmo já tendo aprendido o português antes de imigrarem, continuam o seu estudo já no Brasil. Como a maioria está já com o seu tempo muito ocupado por estudos ou trabalho, acabam optando por aprender português online.

O estudo através de cursos online está já muito desenvolvido, existindo sites e aplicativos de muito boa qualidade que permitem ao aluno aprender no seu próprio ritmo e nas horas em que tiver maior disponibilidade para o fazer.

Essa é também uma boa oportunidade para os cidadãos brasileiros com muito bom domínio da língua portuguesa de lucrar com o assunto.

Cada vez mais brasileiros estão utilizando a internet como ferramenta de trabalho e o ensino da língua é uma das áreas com maior saída.