Voluntariado Jovem Semelhante ao Erasmus

Milhares de estudantes brasileiros usufruiram já do Programa Erasmus para experiências de estudos na Europa. Esse programa, criado e coordenado pela União Europeia, permite um intercâmbio de estudantes universitários europeus e abriu depois suas portas a alguns, poucos, outros países entre os quais se inclui o Brasil.

Dessa forma, tal como estudantes brasileiros vão estudar por um semestre ou um ano para a Europa, também estudantes dos outros países participantes vêm para o Brasil estudar por igual período de tempo.

A União Europeia criou um outro programa de intercâmbio entre países, o SVE – Serviço Voluntário Europeu – mas tendo por base o voluntariado.

E agora foi a vez de o Brasil entrar num programa semelhante tal como fez com o Programa Erasmus.

Um programa de intercâmbio para trabalho voluntário

Corpo Europeu de Solidariedade – CES – é assim que se chama esse programa de intercâmbio de voluntários. Este destina-se a jovens entre os 18 e os trinta anos de idade que pretendam ter uma experiência de voluntariado na Europa.

As áreas de intervenção são diversas mas a maioria dos projetos incide sobre uma ação de cariz social, pretendendo de alguma forma interagir com as populações locais e transformar suas vidas para melhor.

Alguns dos projetos mais específicos se prendem com o auxílio à grande vaga de refugiados que vem chegando na Europa, principalmente através da Turquia e do Mar Mediterrâneo, com ajuda na reparação de infraestruturas e serviços de áreas afetadas por catástrofes naturais ou a intervenção em comunidades locais com vista a diminuir os problemas sociais nelas existentes.

Se quiser participar bastará enviar sua candidatura e, se for escolhida, escolher depois o projeto que mais lhe interessa.

E se não for para Portugal, não se esqueça de aprender um pouco da língua local, e porque não fazer isso através de um curso de língua online.