A equipe encarregada da Educação durante o período de transição governamental fará sua primeira visita ao Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (5) para um encontro com o ministro responsável pela pasta, Victor Godoy.
Henrique Paim, coordenador executivo do grupo, estará acompanhado pela senadora eleita Teresa Leitao, pelo ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luis Cláudio Costa, e pelo relator do grupo, Binho Marques, que já teve atuação na coordenação com os sistemas de ensino em governos anteriores do Partido dos Trabalhadores.
Essa visita ocorre no contexto de bloqueios de verbas do governo federal direcionadas aos institutos federais de educação e universidades. Essas instituições alegam dificuldades em encerrar o ano letivo devido à restrição orçamentária.
Conforme reportado pela CNN na semana passada, o grupo de trabalho estima que sejam necessários no mínimo R$ 12 bilhões para reconstituir o orçamento abrangendo desde a educação básica até o ensino superior. Questões cruciais como a merenda escolar e o transporte estão entre as áreas que requerem atenção imediata. Representantes do governo indicam que esses recursos devem ser obtidos por meio da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo governo eleito.
Além das demandas financeiras, o grupo demonstra preocupação com o déficit educacional no país, que foi agravado pela pandemia.